Apresentação



3ºFÓRUM PERNAMBUCANO DE ENSINO DA ARTE NA PEDAGOGIA

 O Ensino de Arte na Pedagogia: Polivalência ou Interdisciplinaridade?

(Edição 2015)


Em sua terceira edição o FÓRUM PERNAMBUCANO DE ENSINO DA ARTE NA PEDAGOGIA será sediado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/ Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), por meio do Curso de Licenciatura em Pedagogia, com apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc),a realizar-se nos dias 29 e 30 de outubro de 2015, em Garanhuns-PE.
Historicamente esse fórum foi convocado pelo Grupo de Pesquisa em Formação de Professores, Arte e Inclusão (GEFAI/UFPE/Campus Recife), Grupo de Estudos em Artes e Educação (GESTARTES/UFPE/Campus Caruaru), Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE), conjuntamente com a Associação Nordestina de Arte/Educadores (ANARTE) e a Escolinha de Arte do Recife (EAR).
O Fórum pretende fomentar o debate sobre os desafios da formação do pedagogo na contemporaneidade, do ponto de vista da Arte e suas linguagens, a partir do tema – O Ensino de Arte na Pedagogia: Polivalência ou Interdisciplinaridade?". Esse Fórum tem como protagonista principal o estudante de Pedagogia nas mesas, apresentando suas vivências e pesquisas no campo da Arte, além de duas palestras. A primeira, sobre o tema do Fórum, a ser proferida pela Profa. Dra. Ana Mae Barbosa (ECA/USP; Universidade Anhembi Morumbi) e a segunda sobre Os Desafios da Formação do Pedagogo em Arte, proferida pela Profa. Dra. Analice Dutra Pillar (UFRGS).
Pretende-se, ainda, possibilitar a inclusão de educadores da rede pública de ensino (municipal e estadual) de Garanhuns no evento, que será gratuito, buscando justamente a inter-relação da universidade com a escola e a sociedade local.


Imagem: Obra da série "Tessituras", © Sebastião Pedrosa

3 comentários:

  1. Com certeza será um momento impar de debatermos essa temática com pessoas como as Profª Drª. Ana Mae e Profª Drª. Analice Pilar.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha! Estou na expectativa de um momento bastante enriquecedor.
    Beijos!

    ResponderExcluir